O setor de
Turismo tem elevada contribuição para o desenvolvimento de uma região ou país.
Entretanto, no Brasil este setor ainda apresenta alguns problemas, que são:
·
Pouca divulgação do Brasil no exterior;
·
Elevados preços das passagens aéreas e de
locação de veículos no país;
·
Imagem turística negativa (violência urbana e
falta de infra-estrutura adequada);
·
Crise aérea.
Além desses, um setor de importância para o desenvolvimento do turismo,
que é a hotelaria, também enfrenta alguns problemas no Brasil:
- Administração
pouco profissionalizada e mão-de-obra pouco especializada;
·
Carência de informações do mercado;
- Estrutura desbalanceada na oferta de unidades
hoteleiras.
Esses problemas enfrentados pelo turismo e pela hotelaria no Brasil
trazem algumas conseqüências para o mercado turístico do País, sendo que
podemos destacar, entre outros:
- Elevados custos de manutenção e hospedagem;
- Baixa taxa média de ocupação;
- Preços elevados dos produtos turísticos.
Entretanto,
para solução desses problemas é necessário que o Governo brasileiro, em
parceria com os principais órgãos que atuam no setor turístico e hoteleiro,
tome algumas medidas, tais como:
- Melhorar o planejamento turístico;
- Incremento do trabalho de marketing;
- Melhoria da infra-estrutura;
- Potencialização dos atrativos turísticos;
- Redução dos custos de deslocamento interno e
externo;
- Espansão do segmento de eventos.
HOTELARIA NO BRASIL
O Setor
hoteleiro brasileiro é basicamente controlado por grandes Cadeias
Internacionais, que administram 48% da oferta hoteleira do País, seguido por
Cadeias Nacionais, responsável por 39% da oferta de unidades hoteleiras, e por
Hotéis independentes que administram 13%.
Distribuição das Principais Cadeias Hoteleiras Nacionais e
Internacionais e Dos Hotéis Independentes no Brasil (Em Unidades Hoteleiras )
Vale ressaltar, que o parque hoteleiro brasileiro está divido entre as regiões do País, conforme o gráfico a seguir:
Parque hoteleiro brasileiro por região:
Fonte: Agência Hotel Online (2006)
A região
Sudeste, por ser a mais desenvolvida do País, concentra o maior número de
estabelecimentos hoteleiros (48,1%), sendo que, estes estabelecimentos são
destinados, principalmente, a atender as necessidades dos turistas que vem aos
grandes centros (São Paulo e Rio de Janeiro) para tratar de negócios (Turismo
de Negócios) e participarem de eventos (Congressos, feiras, seminários, etc.).
Em seguida vem a Região Nordeste, responsável por 23,6% da oferta hoteleira
brasileira, esta Região é muito procurada pelos turistas que buscam o lazer,
pois possui diversos atrativos naturais (praias principalmente). Já a região
Sul, concentra 18,8% dos estabelecimentos hoteleiros do Brasil, enquanto que,
as regiões Norte e Centro-Oeste juntas, são responsáveis por apenas 9,5% da
oferta hoteleira do País.
Entretanto,
estes estabelecimentos hoteleiros são subdivididos em diferentes tipos, sendo
que no Brasil, conforme gráfico a seguir, 55,1% dos hotéis são destinados aos
turistas que buscam o lazer e também turistas de negócios (Empresários,
executivos, etc.). além do mais, 33,8% destes estabelecimentos são do tipo
pousada e 11,1% são outros tipos de estabelecimentos.
Oferta hoteleira brasileira por tipo de estabelecimento:
NÚMEROS DA HOTELARIA BRASILEIRA
Eis alguns
números da hotelaria no Brasil:
- Ano de 2005: taxa de ocupação média de 59%
Turismo Interno:
Ø
São Paulo maior núcleo emissor: mais de 50% do
total de turistas.
Ø
Principais segmentos da demanda hoteleira no
Brasil:
- Comercial;
- Turística ou de lazer;
- Grupos de eventos.
Ø
Tipo de produto demandado pelos turistas:
- Principalmente hotéis na categoria
econômica.
PERSPECTIVAS PARA O SETOR HOTELEIRO
BRASILEIRO
Elevação e melhoria da oferta hoteleira para atender a demanda de
turistas que virão a copa do mundo de 2014.
ADMINISTRAÇÃO DA
OFERTA TURÍSTICA BRASILEIRA
Como já demonstrado, a hotelaria brasileira é controlada e administrada
por Cadeias Nacionais, Internacionais e Hotéis independentes. A seguir serão
demonstrados os principais estabelecimentos e redes que operam no País.
PRINCIPAIS CADEIAS HOTELEIRAS NACIONAIS
Rede de hotéis Othon –
controlada pela família Bezerra de Mello, atua no segmento hoteleiro no Brasil
desde 1943, sendo a operadora hoteleira sua principal empresa.
Na década de 70, a rede ampliou sua cadeia
de hotéis com empreendimentos de luxo, tornando-se a maior na América Latina no
setor. Ao longo das ultimas décadas, o grupo se reestruturou e passou a se
concentrar a partir de 1996, unicamente no segmento hoteleiro, desvinculando as
outras atividades da empresa, que atualmente agrupa 15 hotéis e quatro
pousadas, sendo que a maior concentração de hotéis está localizada na região
sudeste.
Rede transamérica – Controlada
atualmente pelo grupo Real / ABN - Amro Bank, o Transamérica São Paulo, foi
inaugurado 1984, na zona Sul, e é um dos maiores hotéis da cidade, com400
unidades habitacionais. 1993 foi certificado pelo Bureau Veritas Quality
Internacional com a ISO 9002, em 1998, associou-se a agencia The Leading Hotéis
of the World, que sempre representa os mais importantes hotéis em nível
nacional.
Em 1998, com o
crescimento do turismo, os executivos representam cerca de 70% da ocupação do
Transamérica São Paulo e os eventos corresponderam cerca de 40% de suas
receitas. Ainda em 1998, cerca de 40% da receita da rede, que também opera nove
flats, eram provenientes deste hotel.
Companhia Tropical de Hotéis –
Controlada pela fundação Ruben Berta, compreende muitos empreendimentos no país
como: hotéis Resorte na região Norte (Manaus), Nordeste (Salvador, João
Pessoa), Sul e no sudeste (São Paulo) Hotel Executivo.
Blue Tree Hotéis – Controlada
pela Chieko Aoki Management Company, contando também em sua estrutura
Societária com a participação (20%) da Fundação dos Economiários Federais
(FUNCEF).
A sua
continuação decorreu em 1998, quando o grupo mexicano Pousadas adquiriu os
hotéis da rede Caesar Park.
Rede Plaza INN – fundada em 1977, a união de hotéis e
administração LTDA, voltava para execução de projetos de consultoria e operação
de empreendimentos hoteleiros e a empresa que administra a rede Plaza Inn de
hotéis. No inicio de 1999 contava com as marcas Plaza Inn, para hotéis
econômicos, Plaza Inn Master para hotéis
intermediários e Plaza Inn executive, para hotéis de negócios. Distribuição
geográfica: Minas gerais (Máster Uberlândia – Intermediaria); Goiânia (Plaza
Inn Goiânia Econômica) Caldas Novas (Plaza Inn Hot Springs Caldas Novas –
econômica); São José do Rio Preto (hotel Nacional – econômica); Campos do
Jordão (Plaza Inn Week Inn – econômica).
Bourbon Hotéis e Resort –
Controlada pela família Vezozzo, teve seu primeiro hotel construído em
Londrina, em 1963. A
rede possui atualmente: Um Resort Cinco estrelas em Foz do Iguaçu; um hotel
cinco estrelas em Curitiba; Dois hotéis quatro estrelas em são Paulo e em londrina.
Hotéis Vila Rica – Controlada
pela família Serson, iniciou suas atividades na década de 60, com os hotéis
Samambaia e vila Rica, ambos em
São Paulo , e possui atualmente seis estabelecimentos.
Luxor Hotéis Turismo –
Constituída a cerca de 60 anos, pertencente a Walter Soares Ribar, concentra
maior parte de seus investimentos no Rio de janeiro, onde estão localizadas
cinco de seus oito hotéis (dois ficam em Minas Gerais e um no
Piauí). Distribuição Geográfica: Rio de Janeiro (Regente Luxo; Copacabana<
Continental, Aeroporto – Econômica); Ipatinga (Ipatinga – Superior) Ouro Preto
(Ouro Preto – econômico); Teresina (Piauí – econômico).
Em 1999, a Blue Tree Hotels
passou a operar as seguintes marcas: Blue Tree Park (hotéis da categoria Luxo),
com destaque para Blue Tree Park Cabo de Santo Agostinho (Recife); Blue Tree
Caesar Towers (Hotéis de categoria superior), CVom destaque para o Blue Tree
Caesar Towers Berrini eo Blue Tree Caesar Towers Vila Olímpia (São Paulo), ale,
dos localizados em Salvador, Recife, Porto Alegre e Florianópolis; e Blue Tree
Plaza (hotéis de categoria econômica.
Rede Plaza de Hotéis: Controlado
por João Ernesto Schimidt, teve seu primeiro hotel, localizado em porto Alegre , fundado
em 1958. Na década de 70, a
empresa expandiu suas atividades nas regiões Sul e Sudeste, inaugurando quatro
hotéis, três em santa
Catarina e um em São Paulo.
Em 1994, a rede investiu na
remodelagem do hotel de Porto Alegre, alem de ter divesificado suas atividades,
passando atuar com SPA e ecoturismo, posteriormente, também oferecendo serviço
de administração de flats. Empreendimentos atuais da rede: Porto Alegre (Plaza
São Rafael – Luxo, Plaza Porto Alegre - econômica); Blumenau – SC (Plaza
Blumenau – econômico); Itapema – SC (Plaza Itapema e Resorte SPA –Resort) Santo
Amaro da Imperatriz- SC (Resort e SPA – Resort/ Eco turismo/ e Plaza Caldas da
Imperatriz – SPA).
Rede de Hotéis Deville: A rede
controlada pela família Canet, foi constituída em 1974, com inauguração de seu
primeiro hotel, em Curitiba, e a partir de 1985 iniciou um processo de
ampliação e remodelação. A rede está concentrada no Estado do Paraná, onde se
situam quatro dos cinco estabelecimentos que possui. O outro constituído em
1993, está localizado em
São Paulo.
Esse hotel
possui um tipo diferenciado de diária, a day use que permite uma hospedagem por
apenas oito horas, com preços reduzidos, possibilitando, assim, a utilização
plena do mesmo quarto.
Companhia Eldorado de Hotéis: Controlado
pela família Sahm, teve o seu primeiro hotel, o Eldorado Boulevard, inaugurado
em 1973, no centro da cidade de São Paulo. A maioria de seus empreendimentos está
voltada para o turismo de negócios, e grande parte dele se localiza em São Paulo.
Distribuição geográfica da rede: São Paulo (Boulevard,
Higienópolis, Village Atibaia – intermediarias) Araraquara (Morada do Sol –
Econômica); São José dos Campos (São Jose dos Campos – Intermediaria); Mato
Grosso (Cuiabá – Intermediaria).
PRINCIPAIS CADEIAS
HOTELEIRAS INTERNACIONAIS
• Accor - O grupo francês Accor iniciou suas atividades no
Brasil em 1976, no setor de ali-mentação, com a Ticket Restaurante, passando, a
partir de 1977, a
atuar no setor hoteleiro. Até 1998,
a NHT Hotelaria e Turismo S.A. era o braço hoteleiro do
grupo Accor, tendo, a partir de então, alterada sua razão social para Hotelaria
Accor Brasil, controlada pelos grupos Accor/França (50%), Brascan/Canadá (40%)
e Espírito Santo/Portugal (10%).
O grupo Accor está presente
em 131 países, possuindo cerca de 87 mil empregados. O grupo detém 35 marcas de
produtos e serviços no mundo, das quais 17 presentes no mercado brasileiro.
Através da marca Sofitel, a
rede está presente, com 135 hotéis, em 43 paises; com a marca Novotel, há 318
hotéis, em 54 países; com a Mercure, mais 562 hotéis, em 31 países; e, com a
marca Ibis, opera 502 hotéis, em 27 países.
No Brasil, o grupo é
responsável por cerca de 3% da oferta hoteleira, o que lhe assegura a posição
de maior operadora hoteleira do país, com 7.506 quartos .
A rede, operando 80 hotéis e
flats, em 37 cidades brasileiras, atua, no país, com as marcas Sofitel (4
unidades), que engloba hotéis de luxo em centros de negócios e turismo; Novotel
(12 unidades), formada por hotéis com padrão superior; Mercure (2 unidades),
comportando hotéis de categoria intermediária, entre luxo e superior; Ibis (8
unidades), englobando hotéis da categoria econômica; e Parthenon (54 unidades),
composta por flats desenvolvidos no Brasil.
• Best Western - A Best Western International Inc. é uma
associação de hotéis independentes, fundada em 1946. É considerada a maior rede
de hotéis independentes do mundo, com cerca de 4 mil estabelecimentos filiados,
em 84 países. Os Estados Unidos concentram 60% dos associados, a Europa, 27%, e
o restante do mundo, 13%.
A rede Best Western atua no
Brasil desde 1990, possuindo 17 estabelecimentos filiados, que oferecem 1.818 quartos .
Dentre os principais projetos da
Best Western, no Brasil, destacam-se o Mabu Thermas & Resort, de categoria
luxo superior, situado em Foz do Iguaçu, com 208 quartos e centro de
convenções para 2.500 pessoas, e o Della Volpe Garden, em São Paulo.
• Sol Meliá - A rede, originalmente denominada Sol, foi
constituída em 1956, ocasião em que implantou o seu primeiro hotel, em Palma de
Maiorca, na Espanha. Em 1987, o grupo passou a ser denominado Sol Meliá.
O grupo é composto por
cerca de 270 hotéis, os quais oferecem 52 mil quartos, distribuídos em 27
países, sendo 73% dos empreendimentos localizados na Europa. Está classificada
como a maior operadora hoteleira da Espanha e a segunda da Europa, ocupando, no
ranking mundial, a 14ª posição.
A rede Sol Meliá detém as
seguintes marcas: Grand Meliá, para os empreendimentos super-luxo; Meliá, para
os hotéis de luxo e resorts; Meliá Confort, para os segmentos intermediário e
econômico; e a Sol Inn, para viagens de lazer e turismo, em padrões econômicos.
Instalou-se no Brasil em
1990, para coordenar a expansão de seus empreendimentos na América Latina, e,
no mesmo ano, passou a operar o Meliá Maceió. A Sol Meliá Brasil opera e
administra 11 hotéis e flats (oferta de 1.756 quartos ), e não
possui empreendimentos próprios.
• Hillton - O
primeiro hotel da rede Hilton foi adquirido em 1919, no Texas (EUA), e, desde
então, a rede vem se expandindo, sendo que, a partir dos anos 50, ingressa no
mercado europeu. Em 1964, a
Hilton
International foi
transformada em uma empresa independente da Hilton Hotels Corporation, e, com
isso, no ano seguinte tornou-se a primeira cadeia a franquear sua marca. Nos
anos 70, iniciou suas atividades na área de jogos, ao adquirir hotéis em Las Vegas (EUA).
Em 1998, a empresa desmembrou
os negócios de administração de hotéis e de cassinos, criando uma empresa
dedicada somente ao segmento de jogos, transformando assim a Hilton Hotels
Corporation na maior operadora de hotéis com cassinos dos Estados Unidos.
No Brasil, atua desde 1971,
através do Hilton São Paulo, com 380 quartos , de categoria superior, que foi o
primeiro hotel administrado por uma operadora internacional, no país. Além
desse empreendimento, possui outros dois, o Brasilton Contagem, com 141 quartos , e o Hilton
Belém, com 361 quartos ,
compondo, assim, uma oferta total de 882 quartos .
• Starwood - Em 1997, a rede hoteleira Sheraton Hotels &
Resorts passou a ser controlada pela Starwood Hotels & Resorts Worldwide,
e, no mesmo ano, a Starwood adquiriu a cadeia de hotéis de luxo Westin. A
partir dessas aquisições, a empresa passou a ser uma das maiores operadoras do
setor hoteleiro do mundo. Em termos globais, a Starwood possui 716 hotéis, em
cerca de 70 países, oferecendo 217 mil quartos. Desses hotéis, 94% estão
classificados na categoria luxo e 6% enquadram-se como econômicos e
intermediários. Dentre os empreendimentos de luxo, 170 são próprios, 205 contam
com uma participação minoritária e 298 são franqueados.
As marcas Sheraton (375
hotéis e resorts, em 68 países) e Westin (120 hotéis e resorts) são utlizadas
para os hotéis das categorias luxo e superior; a Luxury Collection e St. Regis
(ambas totalizando 49 hotéis), para os hotéis de luxo; a Four Points (148
hotéis), para os hotéis das categorias superior e econômica, e a marca W.
Hotels (4 hotéis), para hotéis econômicos, voltados para o turismo de negócios.
No Brasil, a rede opera
através dos seguintes hotéis: Sheraton Mofarrej, em São Paulo , de categoria
luxo, com 244 quartos ,
Sheraton Rio Hotel & Towers, no Rio de Janeiro, inaugurado em 1963, de
categoria luxo, com 559
quartos , e Sheraton Recife, em Pernambuco, com 197 quartos .
• Granada - Os hotéis Le Méridien foram criados em 1972, com o
objetivo de abrigar a tripulação de sua fundadora, a Air France. Na segunda
metade da década de 90, tendo seu controle adquirido pelo grupo inglês Granada
Group PLC, a bandeira Le Méridien passou a representar a marca internacional da
Forte Hotels, divisão de hotelaria do grupo Granada, líder na Inglaterra, com
cerca de 400 hotéis (55.000
quartos ) no mundo. Atualmente, a marca Le Méridien está
presente com cerca de 110 hotéis e resorts (27.500 quartos ) no
mundo.
No Brasil, a rede opera,
presentemente, somente o Le Méridien Rio de Janeiro, com 496 quartos , já que o
outro empreendimento, o Le Méridien Salvador, teve suas atividades encerradas,
em 17-05-2000 ,
por determinação judicial.
• Club Méditerranée - O Club Méditarranée, ou Club Med, é pioneiro no conceito
de viagens de lazer com todas as despesas incluídas no pacote turístico,
conhecido como segmento all inclusive. As unidades que o compõem são
denominadas villages. O primeiro village foi inaugurado em 1950, em Alcúdia, na
Espanha. Possui, atualmente, 93 villages, em vários países do mundo, dos quais
48% na Europa, 20% na África, 19% nas Américas, e 13% na Ásia e Pacífico.
No Brasil, o Club Med
possui dois empreendimentos, um na ilha de Itaparica, na Bahia, com 330 quartos , e outro na
baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, com 340 quartos .
• Posadas - O
grupo mexicano Posadas de México, cuja origem remonta a 1967, adquiriu, em
1998, direitos de utilização da marca Caesar Park Hotels & Resorts. Desse
modo, os hotéis Caesar Park, situados no Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos
Aires, passaram a ser operados pelo grupo Posadas, e os Caesar Towers, pela
Blue Tree Hotels. O grupo Posadas conta com cerca de 51 hotéis (11.000 quartos ), nos
Estados Unidos, México e outros países da América Latina, operados através das
marcas Caesar Park (categoria luxo), Fiesta Americana (categoria luxo, voltado
para lazer e negócios), Fiesta Inn (turismo de negócios) e The Explorean
(turismo de aventura).
No Brasil, a rede opera
três hotéis, com 627
quartos . O Caesar Park São Paulo conta com 177 quartos , e o Caesar
Park Ipanema, no Rio de Janeiro, com 220 quartos , sendo
ambos voltados para o turismo de negócios. O Caesar Park Fortaleza possui 230 quartos , e o seu
contrato de gestão foi renovado pelo grupo Posadas em 1998.
• Marriott - As
atividades da Marriott International no setor hoteleiro foram iniciadas em
1957, com um empreendimento situado na Virginia (EUA). No final dos anos 70, a empresa tornou-se a
maior operadora de hotéis em aeroportos, nos Estados Unidos.
Nos anos 80, passou a
operar com hotéis econômicos e time-sharing, a partir da aquisição da Host
International. Em 1993, as atividades do grupo foram subdivididas, ficando a
Host Marriott com a propriedade dos hotéis da rede e a Marriott International
com a operação dos hotéis. Ainda na década de 90, a rede incorporou 49% do
grupo hoteleiro Ritz-Carlton e a cadeia de hotéis de luxo francesa Renaissance.
A Marriott conta,
atualmente, a nível mundial, com 1.749 empreendimentos hoteleiros. No Brasil, a
Marriott opera com a marca Renaissance Hotels and Resorts, desde 1997, através
do Renaissance São Paulo, maior hotel de luxo de São Paulo, com 452 quartos .
• Orient Express Hotels (OEH) - A Orient Express Hotels é uma operadora de hotéis de luxo,
de origem inglesa, tendo seu primeiro hotel, o Cipriani, em Veneza, Itália,
sido adquirido em 1976. O grupo possui, a nível mundial, 21 hotéis de luxo,
trens de luxo, navios e restaurantes, o que inclui a Orient-Express Trains
& Cruises.
No Brasil, adquiriu, em
1989, o Copacabana Palace, um hotel tradicional, de categoria luxo, inaugurado
em 1923, modernizado na década de 90, que conta com 226 quartos .
• Bass Hotels & Resorts Inc. - O grupo Bass atua, desde 1777, na Inglaterra, no setor de
bebidas (cervejas e refrigerantes), tendo iniciado suas atividades no segmento
hoteleiro em 1969, com a criação da rede Crest Hotel. No final dos anos 80,
expandiu suas operações no setor de hospedagem, com a aquisição da Horizont
Travel, em 1987, e da Holiday Inn, em 1988. Em 1998, adquiriu a rede hoteleira
Inter-Continental, quando alterou a denominação social da empresa responsável
pelas atividades hoteleiras do grupo, de Holiday Hospitality para Bass Hotels
& Resorts Inc., com o objetivo de formar uma identidade corporativa
mundial.
A cadeia é composta por
cerca de 2,8 mil hotéis (457.000 quartos ), distribuídos em 90 países. A
rede utiliza a marca Holiday Inn, para os hotéis de luxo, que totalizam cerca
de 1,5 mil empreendimentos, em 60 países; a marca Holiday Inn Express, no
segmento econômico, com 600 hotéis; a marca Crowne Plaza, com cerca de 140
hotéis e resorts (40 mil quartos), da categoria luxo, em 40 países; e a marca
Staybridge Suites, caracterizada por hotéis de longa permanência (cinco ou mais
noites), voltados para executivos e profissionais liberais.
No Brasil, a Bass atua com
as marcas Holiday Inn, Crowne Plaza e Inter-Continental. O início de ativi-dades
no país se deu através de um sistema de fran-quias da bandeira Holiday Inn, em 1975. A Holiday Inn opera,
no país, quatro estabelecimentos, em Recife (130 quartos ), Porto
Alegre (176 quartos ),
Fortaleza (273 quartos )
e Manaus (170 quartos ).
Até 2003, o grupo pretende operar 50 hotéis no país, dos quais 80% da marca
Holiday Inn.
Com a marca Crowne Plaza,
opera hotel de mesma denominação, em São Paulo , que possui 217 quartos . A marca
Inter-Continental está presente no Brasil bem antes de a Bass adquirir a rede,
tendo o primeiro hotel sido construído em Belém, no ano de 1942, posteriormente
demolido na década de 70.
• Choice Hotels International, Inc. - A Choice originou-se da Quality Court Motels, que durante
os anos 40 e 50 foi considerada a rede de motéis mais importante dos Estados
Unidos. Na década de 90, desenvolveu novas marcas e alterou sua denominação
social para Choice Hotels International, Inc.
A rede atua com as
seguintes marcas: Clarion Inn, na categoria luxo, com cerca de 150 hotéis, em
15 países; Comfort Inn, com cerca de 1,5 mil hotéis; Comfort Suites, com cerca
de 200 hotéis; Rodeway Inn, com 202 hotéis; Quality Inns, Hotels & Suites,
com 619 hotéis; Econo Lodge, com 704 hotéis; Sleep Inn e Sleep Inn &
Suites, com 133 hotéis, de categoria econômica; e MainStay Suites, para
permanências mais longas.
A Choice opera, a nível
mundial, cerca de 5 mil hotéis, em 36 países. No Brasil, a Choice Hotels
International, Inc. atua com a Choice Atlantica Hotels, subsidiária do grupo
para a América Latina, desde 1998. Desse modo, opera os seguintes hotéis: o
Comfort Hotel & Suites Trianon Park, em São Paulo , de categoria
luxo/superior, com 116
quartos ; o Sleep Inn Galleria, em Campinas, com 108 quartos ; o Quality
Suites Garden Plaza, em Bauru, com 119 suítes; e o Sleep Inn Ribeirão Preto,
com 114 quartos .
No país, a Choice opera, também, no segmento de flats, principalmente na cidade
de São Paulo.
A entrada de novas cadeias hoteleiras internacionais, no
Brasil, representa um fator importante à melhoria de qualidade e ao incremento
da capacidade física hoteleira instalada, acarretando, em conseqüência, uma
competitividade maior do produto turístico nacional. Em conjunto com outros
agentes econômicos, essas cadeias prevêem, assim, realizar investimentos significativos
na construção e implantação de novas unidades hoteleiras, no país.
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