A classificação oficial de hotéis agrupa-os em seis categorias, avaliando indicadores referentes à gestão do empreendimento e à qualidade dos serviços e instalações, quais sejam: superluxo (cinco estrelas plus), luxo (cinco estrelas), superior (quatro estrelas), turístico (três estrelas), econômico (duas estrelas) e simples (uma estrela). No Brasil, os estabelecimentos de recepção e hospedagem classificados como hotéis pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) apresentam os seguintes padrões fundamentais:
Estrela (*):
Estabelecimento
básico ou o mais simples e devem seguir estes padrões:
- Os quartos devem ter a dimensão
mínima de 9 m² e os banheiros, 1,80 m².
- Equipamentos e instalações mínimas
devem constar mesa de cabeceira, espelho, chuveiro elétrico e copa
independente dotada de refrigerador
- O serviço de alimentação deve ter o
sistema de lanche em pelo menos 12 horas por dia.
Estrelas (**):
Também
é simples, embora com possibilidades de melhores meios de conforto para os
hóspedes e devem seguir estes padrões:
- Os quartos devem ter a dimensão mínima
de 10 m² e os banheiros, 3 m².
- Possuir área de estar para uso dos
hóspedes com pelo menos 0,50 m² por área habitacional ou alojamento.
- Todos os quartos devem ser providos
de armários e cabides;
- A copa deve ser independente da
sala de refeições
- O serviço hoteleiro deve funcionar
12 horas por dia.
Estrelas (***):
Os estabelecimentos desta categoria
se constituem no centro ou na espinha dorsal da classificação hoteleira ideal
para a realidade brasileira e devem seguir estes padrões:
- Os quartos devem ter a dimensão
mínima de 12 m² e os banheiros, 3,50 m².
- 60% dos quartos devem conter
vestíbulo
- Área de estar devem conter a proporção de 1 m² por unidade
habitacional;
A entrada do hotel deve ser independente da área de estar e dos anlojamentos;
- Alem do mobiliário mínimo
obrigatório de quarto devem ter lâmpadas de cabeceira, vedação opaca nas
janelas, bidês nos sanitários e água fria ou quente em todas as
instalações do banheiro;
- Os serviços devem apresentar
funcionários uniformizados e presença permanente obrigatória de auxiliar
de bagagem ou transporte.
- Lavanderia deve funcionar todos os
dias;
- O bar deve funcionar 7 horas por
dia pelo menos; entre outras.
Estrelas (****):
Estabelecimento mais confortável e
de luxo e devem seguir estes padrões:
- Os quartos devem ter a dimensão
mínima de 14 m², vestíbulos e os banheiros, 4 m².
- Deve possuir suítes que corresponda 1% dos quartos;
- Possuir área de estar para uso dos
hóspedes com pelo menos 1,50 m² por área habitacional ou alojamento.
- Os banheiros sociais distintos para
homens e mulheres tanto para
hospedes como para visitantes
- Todos os quartos devem ser providos
de isolamento acústico, sistema de refrigeração, televisores em cores
minir-refrigeradores abastecidos;
- A cozinha deve representar 60% da
área do restaurante e ser equipada com câmara frigorífica, coifa e
exaustão mecânica;
- Deve possuir sala de primeiros
socorros com pelo menos 3 m²;
- A sala de reuniões deve medir no
mínimo 60 m²;
- Deve possuir elevador social,
cabine telefônica, cofre para guarda valores e sistema de alarme;
- O café da manha e almoço pode ser
servido no quarto ate 7 de 24 horas;
- O serviço de alimentação deve ter o
sistema de lanches e refeições em
tempo integral;
- O restaurante deve ter a proporção
de 0,80 m² por unidade habitacional e ser dotado de aparador, utilizar
toalha de mesa em tecido natural e guardanapos de tecido misto, além de
copos de cristal e baixela de material inoxidável;
Estrelas (*****):
Estabelecimento possui a
qualificação de superluxo ou de conforto com sofisticação e devem seguir estes
padrões:
- Os quartos devem ter a dimensão
mínima de 16 m², vestíbulos e os banheiros, 4,50 m².
- Deve possuir suítes que corresponda
3% dos quartos;
- Possuir área de estar para uso dos
hóspedes com pelo menos 2,50 m² por área habitacional ou alojamento.
- Deve possuir sala de reuniões,
boate, 2 bares, sauna seca e a vapor, duchas escocesa e circular, salão de
beleza, loja com artigos de perfumaria, artesanato, roupas, etc.;
- O gerente, a governanta, um
recepcionista e uma telefonista deve
saber falar em inglês;
- O serviço de refeição deve funcionar
12 horas e de lanches, em tempo integral;
- O restaurante, bar e boate o prato
deve ser porcelana com logo tipo do hotel, além de copos de cristal e
baixela de prata de lei;
Outras classificações
Como nem sempre a classificação
oficial corresponde à realidade existente nos estabelecimentos hoteleiros, o
público procura outros meios para certificar-se da verdade que a “linguagem das
estrelas” nem sempre revela. No Brasil, a classificação não-oficial mais
antiga e mais confiável é a apresentada pelo Guia Quatro Rodas, da Editora
Abril S.A., que classifica os serviços turísticos diversos e divide os hotéis
por sua faixa qualitativa, em oito categorias, com a explicitação de seus
equipamentos e serviços, os preços médios das diárias e as formas ou recursos
aceitáveis para pagamento.
No exterior, tem a revista Travel +
Leisure que publica anualmente um ranking dos 100 melhores hotéis do mundo e a
revista inglesa Condé Nast Traveller. A seleção é o resultado da resposta de
viajantes de todo o mundo que atribuíram pontuações de 0 a 100 a todos os
aspectos inquiridos pelas revistas. Também tem o site norte-americano Trip
Advisor que todo ano anuncia o Trip Advisor's Travelers Choice
Awards, que inclui uma lista com os 100 hotéis mais luxuosos do mundo
segundo os internautas.
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