sábado, 6 de abril de 2013

Classificações de Hotéis

            A classificação oficial de hotéis agrupa-os em seis categorias, avaliando indicadores referentes à gestão do empreendimento e à qualidade dos serviços e instalações, quais sejam: superluxo (cinco estrelas plus), luxo (cinco estrelas), superior (quatro estrelas), turístico (três estrelas), econômico (duas estrelas) e simples (uma estrela). No Brasil, os estabelecimentos de recepção e hospedagem classificados como hotéis pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) apresentam os seguintes padrões fundamentais:

Estrela (*):
            Estabelecimento básico ou o mais simples e devem seguir estes padrões:
  • Os quartos devem ter a dimensão mínima de 9 m² e os banheiros, 1,80 m².
  • Equipamentos e instalações mínimas devem constar mesa de cabeceira, espelho, chuveiro elétrico e copa independente dotada de refrigerador
  • O serviço de alimentação deve ter o sistema de lanche em pelo menos 12 horas por dia.

Estrelas (**):
            Também é simples, embora com possibilidades de melhores meios de conforto para os hóspedes e devem seguir estes padrões:
  • Os quartos devem ter a dimensão mínima de 10 m² e os banheiros, 3 m².
  • Possuir área de estar para uso dos hóspedes com pelo menos 0,50 m² por área habitacional ou alojamento.
  • Todos os quartos devem ser providos de armários e cabides;
  • A copa deve ser independente da sala de refeições
  • O serviço hoteleiro deve funcionar 12 horas por dia.

Estrelas (***):
            Os estabelecimentos desta categoria se constituem no centro ou na espinha dorsal da classificação hoteleira ideal para a realidade brasileira e devem seguir estes padrões:
  • Os quartos devem ter a dimensão mínima de 12 m² e os banheiros, 3,50 m².
  • 60% dos quartos devem conter vestíbulo
  • Área de estar devem conter  a proporção de 1 m² por unidade habitacional;
A entrada do hotel deve  ser independente da área de estar e dos anlojamentos;
  • Alem do mobiliário mínimo obrigatório de quarto devem ter lâmpadas de cabeceira, vedação opaca nas janelas, bidês nos sanitários e água fria ou quente em todas as instalações do banheiro;
  • Os serviços devem apresentar funcionários uniformizados e presença permanente obrigatória de auxiliar de bagagem ou transporte.
  • Lavanderia deve funcionar todos os dias;
  • O bar deve funcionar 7 horas por dia pelo menos; entre outras.

Estrelas (****):
            Estabelecimento mais confortável e de luxo e devem seguir estes padrões:
  • Os quartos devem ter a dimensão mínima de 14 m², vestíbulos e os banheiros, 4 m².
  • Deve possuir suítes  que corresponda 1% dos quartos;
  • Possuir área de estar para uso dos hóspedes com pelo menos 1,50 m² por área habitacional ou alojamento.
  • Os banheiros sociais distintos para homens e mulheres  tanto para hospedes como para visitantes
  • Todos os quartos devem ser providos de isolamento acústico, sistema de refrigeração, televisores em cores minir-refrigeradores abastecidos;
  • A cozinha deve representar 60% da área do restaurante e ser equipada com câmara frigorífica, coifa e exaustão mecânica;
  • Deve possuir sala de primeiros socorros com pelo menos 3 m²;
  • A sala de reuniões deve medir no mínimo 60 m²;
  • Deve possuir elevador social, cabine telefônica, cofre para guarda valores e sistema de alarme;
  • O café da manha e almoço pode ser servido no quarto ate 7 de 24 horas;
  • O serviço de alimentação deve ter o sistema de lanches e refeições  em tempo integral;
  • O restaurante deve ter a proporção de 0,80 m² por unidade habitacional e ser dotado de aparador, utilizar toalha de mesa em tecido natural e guardanapos de tecido misto, além de copos de cristal e baixela de material inoxidável;

Estrelas (*****):
            Estabelecimento possui a qualificação de superluxo ou de conforto com sofisticação e devem seguir estes padrões:
  • Os quartos devem ter a dimensão mínima de 16 m², vestíbulos e os banheiros, 4,50 m².
  • Deve possuir suítes que corresponda 3% dos quartos;
  • Possuir área de estar para uso dos hóspedes com pelo menos 2,50 m² por área habitacional ou alojamento.
  • Deve possuir sala de reuniões, boate, 2 bares, sauna seca e a vapor, duchas escocesa e circular, salão de beleza, loja com artigos de perfumaria, artesanato, roupas, etc.;
  • O gerente, a governanta, um recepcionista e uma telefonista deve  saber falar em inglês;
  • O serviço de refeição deve funcionar 12 horas e de lanches, em tempo integral;
  • O restaurante, bar e boate o prato deve ser porcelana com logo tipo do hotel, além de copos de cristal e baixela de prata de lei;
Outras classificações
        Como nem sempre a classificação oficial corresponde à realidade existente nos estabelecimentos hoteleiros, o público procura outros meios para certificar-se da verdade que a “linguagem das estrelas” nem sempre revela. No Brasil, a classificação não-oficial mais antiga e mais confiável é a apresentada pelo Guia Quatro Rodas, da Editora Abril S.A., que classifica os serviços turísticos diversos e divide os hotéis por sua faixa qualitativa, em oito categorias, com a explicitação de seus equipamentos e serviços, os preços médios das diárias e as formas ou recursos aceitáveis para pagamento.
       No exterior, tem a revista Travel + Leisure que publica anualmente um ranking dos 100 melhores hotéis do mundo e a revista inglesa Condé Nast Traveller. A seleção é o resultado da resposta de viajantes de todo o mundo que atribuíram pontuações de 0 a 100 a todos os aspectos inquiridos pelas revistas. Também tem o site norte-americano Trip Advisor que todo ano anuncia o Trip Advisor's Travelers Choice Awards, que inclui uma lista com os 100 hotéis mais luxuosos do mundo segundo os internautas.

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