A hotelaria se expandiu a ponto de transformar em um dos mais importantes setores de prestação de serviços de grande significado para a economia mundial. A hospedagem é geralmente, classificada de acordo com o serviço oferecido, conforto, luxo e sofisticação, que varia de uma a sete estrelas. O conjunto de atividades próprias ou específicas do hotel denomina-se hospedagem e inclui serviços de bem receber e fornecer e o fornecimento de bens necessários.
1. Hotel
Hotel é um estabelecimento comercial
composto por um complexo de apartamentos, destinado a hospedagem de pessoas,
oferecendo acomodações para viajantes e que disponibiliza serviços diversos.
Os
serviços do hotel se fundamentam tanto na estrutura física quanto na estrutura
humana e se efetivam de acordo com a estrutura econômica. A estrutura física
geral do empreendimento hoteleiro se compõe dos elementos básicos essenciais a
sua estrutura como: edifico ou prédio, cozinha. Estabelecimento de categorias
mais elevadas oferece possibilidades de mais serviços a seus hóspedes. No caso
da estrutura humana é o conjunto de pessoas que exercem atividades de
administração, de recepção, de prestação de serviços diretos e indiretos de
atendimento qualificado aos hóspedes. Na estrutura econômica a localização
regional onde o estabelecimento se situa e o próprio tipo de potencial que o
caracteriza são os fatores determinantes da estrutura econômica mais
apropriada.
As
funções básicas no hotel são:
- Gerência,
cuja responsabilidade será pelo funcionamento do hotel e pela coordenação
geral de todos os setores da casa. Sob a direção do gerente geral teremos
vários gerentes e subgerentes, relações públicas e vários assistentes para
o atendimento dos vários setores importantes.
- Recepção,
cuja tarefa será o atendimento permanente e direto aos hóspedes da chegada
a saída. Além dos recepcionistas vamos ter: ascensoristas, mensageiros,
porteiros e outros.
- Comunicação,
cuja finalidade será atender aos hóspedes em suas necessidades de emitir e
receber informações e de estabelecer contatos com outras pessoas no hotel
e fora dele como, por exemplo: telefonistas, jornaleiro e outros.
- Setor de pessoal, cujos serviços dizem
respeito aos aspectos e as exigências funcionais e profissionais como, por
exemplo: chefes e gerentes, auxiliares de escritórios.
- Governância,
cujos serviços serão prestar atendimentos nos aposentos e as áreas
reservadas aos hospedes como, por exemplo: camareiros, arrumadeiras,
governantas e outros.
- Serviços
dos andares, cuja função é abastecer o frigobar e responder pedidos de
bebidas e alimentos nos alojamentos como, por exemplo: garçons, copeiros.
- Rouparia,
cujo objetivo é atender tudo que seja relacionado às roupas pertencentes
ao hotel e as vestes dos hóspedes como, por exemplo: costureiras e
roupeiros.
- Lavanderia,
cuja função será lavagem de roupas enviadas pela governância e pela
rouparia. O serviço funciona com lavandeiras e passadeiras.
- Setor de
conservação e limpeza vai atender todas as necessidades de restauração,
manutenção, limpeza e segurança do estabelecimento como, por exemplo:
porteiros, vigias, eletricistas e outros.
- Almoxarifado,
cujo setor responsável por todo o material de consumo do hotel, guardado
em estoque ou em reserva.
- Salão de
beleza, setor de recreação e animação onde organiza ou coordena as
atividades recreativas, apresentações de festas e shows e outros.
- O restaurante
e o bar, atender aos hóspedes em suas necessidades de alimentação e
bebidas.
- A cozinha
tem por finalidade a preparação, a feitura e o fornecimento de comida para
o restaurante.
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