sábado, 6 de abril de 2013

A hotelaria: recepção e hospedagem


            A hotelaria se expandiu a ponto de transformar em um dos mais importantes setores de prestação de serviços de grande significado para a economia mundial. A hospedagem é geralmente, classificada de acordo com o serviço oferecido, conforto, luxo e sofisticação, que varia de uma a sete estrelas. O conjunto de atividades próprias ou específicas do hotel denomina-se hospedagem e inclui serviços de bem receber e fornecer e o fornecimento de bens necessários.

1. Hotel
           Hotel é um estabelecimento comercial composto por um complexo de apartamentos, destinado a hospedagem de pessoas, oferecendo acomodações para viajantes e que disponibiliza serviços diversos.
           Os serviços do hotel se fundamentam tanto na estrutura física quanto na estrutura humana e se efetivam de acordo com a estrutura econômica. A estrutura física geral do empreendimento hoteleiro se compõe dos elementos básicos essenciais a sua estrutura como: edifico ou prédio, cozinha. Estabelecimento de categorias mais elevadas oferece possibilidades de mais serviços a seus hóspedes. No caso da estrutura humana é o conjunto de pessoas que exercem atividades de administração, de recepção, de prestação de serviços diretos e indiretos de atendimento qualificado aos hóspedes. Na estrutura econômica a localização regional onde o estabelecimento se situa e o próprio tipo de potencial que o caracteriza são os fatores determinantes da estrutura econômica mais apropriada.
            As funções básicas no hotel são:
  • Gerência, cuja responsabilidade será pelo funcionamento do hotel e pela coordenação geral de todos os setores da casa. Sob a direção do gerente geral teremos vários gerentes e subgerentes, relações públicas e vários assistentes para o atendimento dos vários setores importantes.
  • Recepção, cuja tarefa será o atendimento permanente e direto aos hóspedes da chegada a saída. Além dos recepcionistas vamos ter: ascensoristas, mensageiros, porteiros e outros.
  • Comunicação, cuja finalidade será atender aos hóspedes em suas necessidades de emitir e receber informações e de estabelecer contatos com outras pessoas no hotel e fora dele como, por exemplo: telefonistas, jornaleiro e outros.
  •  Setor de pessoal, cujos serviços dizem respeito aos aspectos e as exigências funcionais e profissionais como, por exemplo: chefes e gerentes, auxiliares de escritórios.
  • Governância, cujos serviços serão prestar atendimentos nos aposentos e as áreas reservadas aos hospedes como, por exemplo: camareiros, arrumadeiras, governantas e outros.
  • Serviços dos andares, cuja função é abastecer o frigobar e responder pedidos de bebidas e alimentos nos alojamentos como, por exemplo: garçons, copeiros.
  • Rouparia, cujo objetivo é atender tudo que seja relacionado às roupas pertencentes ao hotel e as vestes dos hóspedes como, por exemplo: costureiras e roupeiros.
  • Lavanderia, cuja função será lavagem de roupas enviadas pela governância e pela rouparia. O serviço funciona com lavandeiras e passadeiras.
  • Setor de conservação e limpeza vai atender todas as necessidades de restauração, manutenção, limpeza e segurança do estabelecimento como, por exemplo: porteiros, vigias, eletricistas e outros.
  • Almoxarifado, cujo setor responsável por todo o material de consumo do hotel, guardado em estoque ou em reserva.
  • Salão de beleza, setor de recreação e animação onde organiza ou coordena as atividades recreativas, apresentações de festas e shows e outros.
  • O restaurante e o bar, atender aos hóspedes em suas necessidades de alimentação e bebidas.
  • A cozinha tem por finalidade a preparação, a feitura e o fornecimento de comida para o restaurante.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário