sábado, 6 de abril de 2013

Hotelarias no Brasil


Parque Hoteleiro            

            O Parque Hoteleiro nacional possui hoje aproximadamente 25 mil meios de hospedagem, e deste universo 20 mil são hotéis e pousadas. No geral, 70% são empreendimentos de pequeno porte. Isto representa mais de um milhão de empregos e a oferta de aproximadamente um milhão de apartamentos em todo o país. A cada 10 empregos da população ativa 1 é de turismo, o que já é um número expressivo e razoável, levando em conta que os outros segmentos tem força e representatividade. No setor hoteleiro vem existindo um crescimento da ordem de 8 a 10% que oscila de região para região, para mais ou para menos. O turismo de negócios é forte e expressivo para todo o Brasil, este tanto a nível nacional como internacional tem crescido a níveis superiores a 10%, a taxas que se situam em torno de 15% ao ano.
            A hotelaria brasileira é fortemente dependente das contas corporativas, e como tal se encaixam o turismo de negócios, eventos e incentivos. Mesmo para os hotéis de Sol e Praia, fora da estação o complemento de parte ociosa se faz através destes segmentos. Em todos os lugares, os hotéis têm sido construídos já com salões e áreas de eventos, até os hotéis fazenda estão se adaptando para receberem este tipo de turismo.   Cidades como São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre praticamente vivem destes segmentos.
              O segmento hoteleiro no Brasil registrou, com a estabilização da economia e o aumento do número de turistas, uma expansão considerável da oferta o que resultou em perspectivas favoráveis como novos investimentos no setor.
         Ações específicas têm sido adotadas por hotéis para a melhoria de seus serviços como: investimentos em capacitação profissional com vista ao aprimoramento da administração dos hotéis e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, investimentos na modernização dos equipamentos turísticos buscando padrões de qualidade internacional e a oferta de alojamentos diferenciados.
            Os hotéis no Brasil têm investido com mais consistência em eventos como realizações de feiras e congressos nacionais e internacionais como forma de agregar valor e atingir uma abrangência maior de serviços.
            Começa a se verificar, ainda, na hotelaria do país, uma preocupação com a categoria e a sofisticação dos hotéis localizados nas proximidades dos principais aeroportos, como já é comum nas grandes cidades norte-americanas e européias. Os hóspedes desses hotéis mudaram, não são apenas os viajantes durante uma visita à região, ou os que aguardam um vôo ou uma conexão. São homens de negócio e executivos que confluem de várias cidades para esse ponto central, onde participam de reuniões, seminários, cursos e outros tipos de encontros profissionais. Nestes hotéis, cada vez mais exigente em qualidade e adequação de serviços, o computador, a internet e o fax têm que estar presentes nas instalações.

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