Parque Hoteleiro
O Parque Hoteleiro nacional possui
hoje aproximadamente 25 mil meios de hospedagem, e deste universo 20 mil são
hotéis e pousadas. No geral, 70% são empreendimentos de pequeno porte. Isto
representa mais de um milhão de empregos e a oferta de aproximadamente um
milhão de apartamentos em todo o país. A cada 10 empregos da população
ativa 1 é de turismo, o que já é um número expressivo e razoável, levando em
conta que os outros segmentos tem força e representatividade. No setor hoteleiro vem existindo um
crescimento da ordem de 8 a 10% que oscila de região para região, para mais ou
para menos. O turismo de negócios é forte e expressivo para todo o Brasil, este
tanto a nível nacional como internacional tem crescido a níveis superiores a
10%, a taxas que se situam em torno de 15% ao ano.
A hotelaria brasileira é fortemente
dependente das contas corporativas, e como tal se encaixam o turismo de
negócios, eventos e incentivos. Mesmo para os hotéis de Sol e Praia, fora da
estação o complemento de parte ociosa se faz através destes segmentos. Em todos
os lugares, os hotéis têm sido construídos já com salões e áreas de eventos,
até os hotéis fazenda estão se adaptando para receberem este tipo de turismo. Cidades como São Paulo, Brasília, Curitiba,
Porto Alegre praticamente vivem destes segmentos.
O segmento hoteleiro no Brasil
registrou, com a estabilização da economia e o aumento do número de turistas,
uma expansão considerável da oferta o que resultou em perspectivas favoráveis
como novos investimentos no setor.
Ações específicas têm sido adotadas
por hotéis para a melhoria de seus serviços como: investimentos em capacitação
profissional com vista ao aprimoramento da administração dos hotéis e a
melhoria da qualidade dos serviços prestados, investimentos na modernização dos
equipamentos turísticos buscando padrões de qualidade internacional e a oferta
de alojamentos diferenciados.
Os hotéis no Brasil têm investido
com mais consistência em eventos como realizações de feiras e congressos
nacionais e internacionais como forma de agregar valor e atingir uma
abrangência maior de serviços.
Começa a se verificar, ainda, na
hotelaria do país, uma preocupação com a categoria e a sofisticação dos hotéis
localizados nas proximidades dos principais aeroportos, como já é comum nas
grandes cidades norte-americanas e européias. Os hóspedes desses hotéis
mudaram, não são apenas os viajantes durante uma visita à região, ou os que
aguardam um vôo ou uma conexão. São homens de negócio e executivos que confluem
de várias cidades para esse ponto central, onde participam de reuniões,
seminários, cursos e outros tipos de encontros profissionais. Nestes hotéis,
cada vez mais exigente em qualidade e adequação de serviços, o computador, a
internet e o fax têm que estar presentes nas instalações.
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